Mas o que é uma Colite?

    Como já sabem sou portadora de Artrite Reumática *penso que todos tem uma noção do que é* por origem da tal Colite Ulcerosa...bem...a colite é uma bicha de uma doença auto-imune e inflamatória crónica do intestino e cólon, que cria pequenas feridas *as famosas úlceras* que podem começar a sangrar. 
Pode afetar uma extensão variável de intestino grosso, desde alguns centímetros do recto, até à totalidade do cólon. É possível que afete o recto, e é o que acontece na maior parte dos casos.

   Infelizmente em Portugal já somos mais de 15.000 com Colite e Crohn, somos uma grande e bonita família, todos cagões mas capazes de tudo.
Resolve dar ares de sua graça em idades entre os 15 e os 40 anos ou mais tarde entre os 50 e os 80. Ela não é feminista nem machista e portanto para manter a igualdade aparece de igual forma seja qual for o sexo. 

Hiperativa e bastante animada, tem a proeza de limitar, controlar e condicionar a nossa vida de uma maneira muito particular e tenta destruir a nossa qualidade de vida. Por muito esforço que tenhamos a cuidar dela e por muitos mimos que lhe demos, no final é ela que toma conta de nós, não o vou negar. 

   A verdade é que esta doença afeta muito a vida de quem a transporta e tem um impacto enorme que a maioria das pessoas nem imagina. Ela é danada. Expressa-se com sintomas dos mais variados tipos, deita sangue, a vida dela é diarreias sem fim, a maior parte das vezes temos urgência para ir à casa de banho e dores muito desconfortáveis, cólicas, espasmos...enfim mais à frente poderão ver os sintomas bem como outras informações. 

   Não há uma causa para o seu aparecimento, ela aparece e pronto, é tal e qual aquele 'amigo' emplastro que toda a gente tem, ninguém o convidou mas ele aparece em toda a parte. É possível e desconfia-se que seja uma resposta ao sistema imunitário que esteja mais em baixo, é possível que seja hereditário e ainda *e isso sim está muito provado pelos doentes* que o stress, má alimentação e ansiedade provoquem a fera e ela nos morda no segundo a seguir.

Não é nada fácil domar esta fera, nada mesmo, é esquisita e no fundo ela só quer tomar bem conta de nós. Bem no fundo dos fundos dos fundos...

Mas sim é possível sermos mais teimosos e mais rebeldes que ela. E se for necessário tomar medidas extremas, então arregaçamos as mangas e vamos a isso. Lá no fundo onde o sol já se deitou ela tem coisas muito positivas e também nos traz outras ainda mais maravilhosas.

Qualquer questão, dúvida, correção ou sugestão que tenham deixem um comentário, uma mensagem, um e-mail.

P.s: Não deixem que ela vos tire o sorriso!

Comentários

  1. Olá! Em primeiro os meus parabéns pela força que tens

    Agora precisava de um pequeno esclarecimento sobre o que a Artrite Reumática, tem a ver com a Colite Ulcerosa?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário