Diagnóstico


   O diagnóstico desta doença não é fácil...por muitos motivos, ela camufla-se, não nos fornece os sintomas certos na hora certa, esconde-se, baralha ali as ideias porque deve ser apologista do "As coisas difíceis tem outro sabor" e deixa os médicos na dúvida entre CU e o Crohn - gosta de causar mistério - em muitos casos só se descobre realmente se é Colite ou Crohn quando somos submetidos a cirurgia e só quando estamos ali todos esparramados e abertos é que ela lá se decide mostrar e desmistificar o mistério. Não esquecendo que normalmente ela não gosta de andar sozinha e então desenvolve outras patologias, no meu caso: artrite reumática, bom não é?
   
   Em 2012 nos meus 18 anos depois de sofrer a maior perda da minha vida, o falecimento da minha princesa avó, uns meses depois comecei com perdas de sangue anais, deixei andar...como é habitual em mim, estive muitas vezes em hospitais e urgências com crises de asma em pequena e com isso tudo passei a só ir quando obrigada ou quando já estava no limite dos limites e ainda assim era arrastada até lá. 
Dessa vez foi o medo que me levou ao médico de família, medo de desenvolver algo mais feio, e chegando lá sentei me na cadeira e contei lhe que andava a perder sangue...resposta mais rápida que no quizz "Tens hemorroidas, vou te receitar uns laxantes e isso deve passar", ai quanta inocência da minha parte em acreditar num diagnóstico onde nem na maca me deitei para ser avaliada. 
Lá fui eu comprar aquilo que me ia matando...andei um bom tempo a tomar aquela porcaria, corria para a casa de banho, o sangue não parava, perdi peso muito rapidamente até que houve um dia que as urgências chamaram por mim, eu não andava, arrastava me. Contei o que acontecera antes e o que o médico me tinha dito...a cara da médica não escondeu um 'F#$"#$$ como isto é possível?' "O médico fez lhe algum toque rectal? Não? Como não? Como é que ele diagnosticou as hemorroidas sem se levantar da cadeira?" 

E gente... naquela noite eu soube o que era um toque rectal...um senhor toque rectal diga se de passagem e o meu rabinho que até aquela altura era sagrado deixou de o ser e até hoje coitadinho tem tido um pack de experiencias Odisseias com tudo a que tem direito.
Resultado: 15 dias de internamento, colonoscopias atrás de colonoscopias *novas experiencias* e dificuldade em achar uma resposta para além de 'o teu médico é um c####', mas ela chegou...o intestino estava em péssimo estado e....

TCHANAAA--> Diagnóstico: Colite Ulcerosa Crónica 
Uauu que nome pomposo...Curiosamente iniciais CU - não pode ser  mera coincidência - mas de pomposo não tem nada, é um badalhoco de primeira e eu tive de aprender a lidar com isso.
Desde mudar hábitos, alimentação, tomar medicação, iniciar tratamentos, reduzir o ritmo de trabalho e aprender a dar valor aos Wc's - vocês não imaginam a importância que eles têm na nossa vida...até vos dar uma dor de barriga, verdade?  

   Mais tarde foi me diagnosticado uma artrite reumática - tudo o que não pode faltar aos 23 anos- quando comecei a ter dores horríveis na planta do pé, posteriormente deixei de conseguir colocar os pés no chão e era impensável tocar em alguma coisa - dormia literalmente de pés de fora - foi alastrando para joelhos, braços e mãos com muito inchaço à mistura - o que impossibilitava de sair de casa, trabalhar e fazer a minha vida normalmente porque as dores são agoniantes, mas também se ultrapassa com muita paciência.



   E pronto a partir desse momento a minha vida deu uma volta maior que a roda gigante do Wonderland - também não é assim tão difícil - e tive de me acostumar com tudo isto, já levo 5 anos de doença e estou longe de saber tudo, e aprendi muito mais nestes 6 meses de internamento do que no resto do tempo, graças a todos os 'meus' enfermeiros lindos, magníficos e maravilhosos. 

Conselho: infelizmente por esta doença estar cada vez mais na moda, recomendo a que não desvalorizem nenhum sintoma que possa parecer mesmo parecendo insignificante, e quem fala desta doença é claro que serve para todas as outras porque sem dúvida que com prevenção podemos evitar males maiores. 

Para que a doença seja diagnosticada, é necessário conhecer o histórico clinico, exames médicos, fazer analises ao sangue e às fezes e por mim para completar o diagnóstico uma linda e confortável Colonoscopia. 

P.s: Já sorriram hoje?


Comentários