Estoma? Ileostomia? Eu explico

   O estoma é uma abertura feita através de cirurgia que trás uma parte do intestino até a superfície do abdômen, é por ela que começamos a evacuar, é o nosso rabinho novo num sítio diferente. Esta cirurgia e a necessidade de criar um estoma pode ser necessária por “n” razões e pode ser uma condição temporária ou definitiva.
   O estoma não tem ligações nervosas, logo podemos tocar que não causa qualquer dor nem qualquer tipo de sensação, mas claro que temos de ter muita atenção, cuidar muito bem dele quando fazemos a limpeza e a troca de placa/saco...afinal de contas este é o nosso rabinho novo e não o queremos assado e macerado. Continuando... o seu tecido chama-se membrada mucosa intestinal. 
Normalmente depois da intervenção cirúrgica o estoma encontra se sempre inchado o que o faz parecer muito grande, mas esse inchaço vai diminuindo gradualmente e fica no seu tamanho normal entre 4 a 8 semanas. 

Existem 3 tipos de Ostomia: 

     - Colostomia 
   Uma parte do intestino grosso (Cólon) é trazida para a superfície do abdômen e cria-se o estoma. Normalmente é feita no lado esquerdo e as fezes nesta parte do intestino são pastosas e sólidas.

  - Ileostomia 
   Este é o meu caso, onde uma parte do intestino delgado, que tem o nome de ileo, é trazido para a região abdominal, normalmente do lado direito. As fezes de uma ileostomia são liquidas e ácidas.


  - Urostomia
   Os ureteres são separados da bexiga e cozidos numa parte isolada do intestino, como não existe um reservatório para a urina, é feito pelo uso da bolsa.


Pronto, isto é tudo um pouco complexo e um bicho de sete cabeças para conseguir imaginar como é feito e todo o processo. 

   A adaptação e aceitação requer tempo e paciência, há dias que nos tiram do sério, mas é tudo uma questão de habituação. É uma rotina como todas as outras e hoje, se me dessem a oportunidade de reverter a ileostomia...nunca o faria!



Comentários