Hoje o post é muito particular e é um tópico que muito se fala mas que muitos não conhecem: o famoso Atestado Médico de Incapacidade Multiusos. Há uns meses nem sabia da sua existência nem do que se tratava, a verdade é que acabei por ir tirar o meu depois de ficar ostomizada e foi me atribuída uma incapacidade de 60% .
Este atestado não é nada mais nada menos que o documento oficial que atribui o grau de incapacidade de alguém. Esse mesmo grau de incapacidade é calculado de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades através de uma Junta Médica.
Quando obtemos o nosso documento e tendo ele uma incapacidade igual ou superior a 60% devemos entregar uma cópia tanto nos serviços sociais (Segurança Social) como nas finanças e isso dá-nos direito a alguns benefícios bem como medidas que estão previstas na nossa lei.
Caso por alguma razão não concordem com a avaliação feita e com o grau de incapacidade que vos foi atribuído podem sempre recorrer da decisão ao Diretor Geral da Saúde num prazo de 30 dias!
Este atestado multiusos é tirado no Centro de Saúde da nossa área de residência onde apresentamos um requerimento que é dirigido ao Delegado Regional de Saúde onde pedimos a marcação de uma junta médica. Aconselho a levaram todos os vossos relatórios médicos e também todos os meios complementares de diagnostico que tenham menos de 6 meses para que tudo seja avaliado pois pode influenciar na atribuição do grau de incapacidade.
O atestado multiusos custa 12,5€ ou 25€ caso seja Junta Médica de Recurso.
Espero que esta informação tenha vos sido útil!
Partilhem para que mais pessoas tenham conhecimento :)
Também tenho. O meu é de 73%. Na altura paguei 50 euros para o tirar.
ResponderEliminarBoa tarde, sabe me dizer se quem foi operado há 20 anos atrás por alguma razão não pediram agora será que tem direito de incapacidade? Obrigada
ResponderEliminar