Atestado de Incapacidade Multiusos? Fica a saber a quem se destina, como obter e o que inclui!

   Hoje o post é muito particular e é um tópico que muito se fala mas que muitos não conhecem: o famoso Atestado Médico de Incapacidade Multiusos. Há uns meses nem sabia da sua existência nem do que se tratava, a verdade é que acabei por ir tirar o meu depois de ficar ostomizada e foi me atribuída uma incapacidade de 60% . 



   Este atestado não é nada mais nada menos que o documento oficial que atribui o grau de incapacidade de alguém. Esse mesmo grau de incapacidade é calculado de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades através de uma Junta Médica.
Quando obtemos o nosso documento e tendo ele uma incapacidade igual ou superior a 60% devemos entregar uma cópia tanto nos serviços sociais (Segurança Social) como nas finanças e isso dá-nos direito a alguns benefícios bem como medidas que estão previstas na nossa lei.
   Caso por alguma razão não concordem com a avaliação feita e com o grau de incapacidade que vos foi atribuído podem sempre recorrer da decisão ao Diretor Geral da Saúde num prazo de 30 dias!

Este atestado multiusos é tirado no Centro de Saúde da nossa área de residência onde apresentamos um requerimento que é dirigido ao Delegado Regional de Saúde onde pedimos a marcação de uma junta médica. Aconselho a levaram todos os vossos relatórios médicos e também todos os meios complementares de diagnostico que tenham menos de 6 meses para que tudo seja avaliado pois pode influenciar na atribuição do grau de incapacidade. 


   O atestado multiusos custa 12,5€ ou 25€ caso seja Junta Médica de Recurso. 
    Espero que esta informação tenha vos sido útil! 
          Partilhem para que mais pessoas tenham conhecimento :)



Comentários

  1. Também tenho. O meu é de 73%. Na altura paguei 50 euros para o tirar.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, sabe me dizer se quem foi operado há 20 anos atrás por alguma razão não pediram agora será que tem direito de incapacidade? Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário