Chega de inventar CURAS Milagrosas para as Doenças Inflamatórias Intestinais

   Cada vez mais vejo pessoas a afirmar conhecer vários tipos de Cura para as DII desde: 

- dietas milagrosas
- chás vindos e feitos do além
- mezinhas
- terapias psíquicas
- medicações supostamente naturais
- teorias da conspiração inventadas por qualquer pessoa que acordou inspirado

   Pois bem...infelizmente uma grande parte dos portadores desta doença não a aceita e devido a todo o cansaço extremo quer físico quer psicológico que a mesma nos causa bem como as limitações que nos impõe no dia a dia é perfeitamente aceitável que desejemos que ela vá para bem longe da nossa vida e a ânsia por uma cura é enorme o que faz com que nós (doentes) assimilemos todo o tipo de informação que apareça sobre essas mesmas 'curas' sejam elas verdadeiras, falsas, boas ou más! Isso é grave! 

Hoje em dia qualquer pessoa escreve o que bem lhe apetece sem qualquer tipo de cuidado por quem irá ler o conteúdo não tendo a consciência do impacto que pode desencadear no próximo. Vamos por partes…

Ponto número 1 - As doenças inflamatórias intestinais são CRÔNICAS o que significa que não se resolvem num curto espaço de tempo. Para além de crônica pertence ainda ao grupo das Doenças Auto Imunes tal como o Lúpus e a Artrite Reumatoide por exemplo (também muito frequentes nos portadores de DII). 

Ponto número 2 - As doenças inflamatórias intestinais não têm uma causa logo não se pode obter uma cura se não temos sequer um ponto por onde puxar o fio à meada. É o mesmo que procurarmos uma solução sem termos o problema. 

Ponto número 3 - Não, as doenças inflamatórias intestinais não têm cura, porém é possível mantê-las sob controle através de medicamentos anti-inflamatórios, tratamentos biologicos, controlando ao máximo o stress, ansiedade e tambem a alimentação que fazemos diariamente pois temos consciência que esses fatores influenciam o nosso dia a dia e por consequência os sintomas. 

"Curei a minha doença com uma dieta"
   Está mais que provado que a alimentação é de facto um fator importante em todas as etapas da doença no sentido em que há alimentos que nos provocam um descontrolo intestinal bem como desconforto como é o caso do consumo de fibras, lacticínios, leguminosas e verduras porém isso acontece até ao indivíduo que não possui qualquer tipo de doença. Todos nós doentes ou não temos intolerâncias bem como alimentos que não nos caem tão bem ou que por exemplo causam gases e desconforto certo? Portanto quanto a dietas milagrosas só posso dizer que:
- Cada organismo é diferente do outro e cada alimentação reage de diferente modo em cada pessoa;
- As DII não têm uma alimentação específica exatamente porque não somos todos iguais e porque os alimentos 'atuam' de forma distinta em cada paciente;
- Cada um de nós tem de ir aprendendo aos poucos para conseguirmos saber o que é que o nosso intestino gosta e não gosta, o que é que o irrita e o que é que o acalma;
- Porem se a dar dietas feitas por vocês (porque correu bem) pode correr mal ao outro e provocar crises mais agressivas;
- Se a cura para as DII fosse a alimentação nenhum de nós seria doente pois seguiriamos todos essa mesma alimentação;
- De facto a alimentação influencia os sintomas e também os atenua mas não os cura; 

Chás milagrosos & mezinhas
   Mais uma vez as pessoas vão ao engano, não há chás nem mezinhas que curem as DII, há sim chás que podem ajudar a controlar as dores abdominais, as cólicas, a diminuir a inflamação e até ajudar a parar/abrandar as diarreias. 

Terapias Psíquicas & outras
   Também está mais que estudado que o nosso estilo de vida bem como o nosso estado de ansiedade e de stress influenciam e muito (e atrevo me a dizer que em maior percentagem) o nosso estado de saúde, não fossem a maioria das Colites de âmbito nervoso. Ora bem... obviamente que se tivermos um estilo de vida totalmente controlado, se praticarmos regularmente exercício físico, se conseguirmos controlar ao máximo o nosso estado de espírito, stress e ansiedade é claro que o intestino também vai reagir de forma diferente e vai andar mais calminho não fosse ele o nosso segundo cérebro mas isso também é comum a todas as pessoas. Agora mais uma vez as pessoas não ficam curadas da doença, ficam sim num estado mais controlado relativamente aos sintomas.

Ostomias

   Isto assusta me particularmente: as ostomias não são a Cura para as DII e são realizadas mediante a gravidade do estado clínico do doente. As ostomias são feitas em último recurso ou como prevenção/urgência de outros problemas. Quem vai na ideia de que fica ostomizado e que fica livre da doença... engane-se! Os sintomas continuam cá e ela continua a dar os seus problemas, obviamente que a ostomia nos trás uma qualidade de vida mas não é solução do 'eu quero me curar'

Resumindo que isto já vai longo:
Remissão e ausência de sintomas/queixas não é sinônimo de cura! A doença está apenas adormecida e a dar vos descanso porém pode acordar a qualquer altura!
AS DII NÃO TÊM CURA (ainda) 



Comentários

  1. Sabes... não tenho nenhum diagnóstico (a nível gastrointestinal at least) mas adoro ler o teu blog e seguir-te. Trabalho em Bloco Operatório, na vertente de emergência. Ou seja, é muito comum para mim fazer laparotomias de emergência, fazer estomas, etc. Uma desvantagem de trabalhar no Bloco Operatório é perder "o rasto" dos doentes... por isso é que gosto de te seguir é como se seguisse todos os meus doentes :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar

Enviar um comentário