Tudo o que não devem dizer a alguém doente!

   Quantas? Quantas vezes ouvimos coisas que são absolutamente indispensáveis e em que ficamos na indecisão entre respirar fundo ou fazer uso da nossa mão? Acabamos por escolher o respirar fundo ainda que seja 57x porque a outra opção pode dar cadeia, apesar de que há pessoas que valiam bem uma noite na choldra pois seria um prazer verdade? A Andreia não alimenta violência. Adiante...
Depois há aqueles momentos em que ficamos tão perplexos com o que nos dizem que a nossa mente dá um nó e não conseguimos responder o que na verdade queriamos e só quando o outro vai embora é que pensamos 'Bolas! Devia ter respondido isto' e quase que dá vontade de chamar a pessoa novamente só para podermos ter mais uma oportunidade de responder aquilo que já imaginámos na nossa cabeça. Realmente há coisas que não dá mesmo para acreditar "A sério que disse isso? Mas a sério? Isto não é normal" quem nunca? 




   É dificil perceber certas mentes e ideias. O descaramento e de certa forma a ignorância surpreende sendo que a segunda deveria de ser de fácil solução. Felizmente ou infelizmente quem é portador de uma doença inflamatória intestinal não anda por aí com um papel na testa a dizer 'Tenho DII', ainda que a mesma seja invisível e que não faça jus aos estragos que faz a típica afirmação 'Estás com ótimo aspeto' é no mínimo surreal depois de verem as nossas olheiras até ao umbigo. Talvez se andassemos com o intestino de fora conseguissem perceber a nossa capacidade de resistência, coragem e superação. Se andassemos a passear o nosso intestino por vezes sangrante recheado de ulceras e desfilando com as nossas dores constantes em cada partezinha do nosso corpo talvez quem nos rodeia pensasse duas vezes antes de fazer qualquer tipo de análise ou afirmação do género "Estás cansada? Eu também ando exausto". Sabemos que não fazem por mal mas acreditem que se ao invés de comentar certas coisas perdessem o mesmo tempo a tentar saber mais sobre a doença ou então ficarem apenas por um carinho e um abraço o conforto seria outro.
'Deves ter comido alguma coisa que te fez mal, bebe um chazinho de camélias brancas, a minha tetra avó bebia e viveu até aos 90 anos, aliviava lhe as cólicas' - nada nesta frase faz sentido não é? Exato... agora invertam papéis. A alimentação tem de facto influência na nossa doença (tal como tem reações em todas as pessoas) mas infelizmente não é a causa (seria tão mais fácil) e ouvir conselhos como este no mínimo faz nos ser irônicos e responder 'Sim talvez esteja a comer algum alimento crônico vou beber esse chá e amanhã estou curada' !


'Aii estás tão gordinha, olha essas bochechinhas' - aquele momento em que o terem fechado a boca valia mais que mil barras de ouro! Vamos por partes:
1 - Em momento algum (e seja com quem for) é simpático dizer algo deste género. Pf saibam guardar para vocês! Nenhum de nós sabe o impacto que tal afirmação pode ter no outro e por vezes pode ser desastroso!
2 - De nada vale tentarem corrigir a asneira porque aquela frase já está a cutucar demasiado na cabeça de quem teve a infelicidade de o ouvir!
3 - As pessoas têm espelhos em casa mas obrigado pela simpatia, análise e comentário!
4 - Os doentes de DII tomam dosagens de cortisona para além de outras medicações, uns mais que outros e aquilo a que chamam de gordura nós chamamos de inchaço (é o que é) não fosse ele responsável por todo um descontrolo físico e emocional juntando 81738 efeitos secundários.
5 - Se não sabem distinguir um inchaço (por vezes extremo) de um engordar por favor não digam nada!
6 - Ter a capacidade de nos pôr no lugar do outro é uma dádiva que todos deveriam conseguir alcançar! 
Não nos digam algo do género "Tens de te esforçar por melhorar, deus está contigo" - só me ocorre responder "Obrigadíssimo querido Deus por me dares uma doença para o resto da vida, fiquei tua fã, já que fizeste esse favor o mínimo que de facto podes fazer é mesmo estares comigo até ao fim!", não vou comentar a primeira afirmação pois talvez fosse bruta demais! 


Por vezes a melhor ajuda que podem dar é não fazer/dizer nada… 

Comentários

  1. No geral, as pessoas têm imensa dificuldade em colocar-se no lugar do outro...Tem toda a razão, melhor estariam caladas

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. O que ganhavam estar calados.

    ResponderEliminar
  3. Olá, outra vez! Já seguia o blog, se puderes retribuir :)

    ResponderEliminar
  4. tive uma ileostomia depois convertida em colostomia definitiva, tenho uma fistuma retovaginal e há seis anos atrás tive um cancro do reto, fiz quimio e radioterapia. Passei por todos esses comentários e é detestável . As pessoas não querem saber da nossa doença para nada , salvo raras excepções. E não percebem nada de nada, nem de sacos nem de iliostomias, nem de comidas , nem de cancros. Deixem de dizer o que tinha e deixei de os comentar. Faço a minha vida e eles que façam a deles se conseguirem . ILIO NÃO É NADA FÁCIL , MAS TUDO SE ULTRAPASSA E O SACO NÃO ESTÁ NA NOSSA CARA NEM NO VESTIDINHO QUE USAMOS OU NO TOP SUBIDO!
    Nunca deixei de ir à praia nem à hidroginástica , nunca deixei de fazer nada , nunca cruzei os braços e é isso que temos de fazer, que tem de fazer. Aparte alguns dias menos bons . Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário