Uma ostomia, um dia de praia e toda uma plateia...

   Hoje foi o dia...o dia em que me expus para toda uma praia em bikini… poderia ter optado pelo fato de banho como muitas pessoas disseram, mas sendo eu emburrada e do contra lá fui desfilar o meu novo bikini cheio de melancias, confesso que fui tranquila mas mentalizada que poderia ter alguns olhares em cima de mim. Continuo a lutar e a acreditar que não sou eu que tenho de me esconder mas que é o olhar das pessoas que tem de mudar.
Desta vez ainda não tive assim um grande feedback pois a praia não tinha muita gente e como devem calcular não me ando a passear pela praia a gritar (óóólhaaaa a ostomiaaaaa, com despejo e sem despejo) mas tive uma senhora de idade que enquanto subia o areal não desviou o olhar um segundo, passou ao meu lado e nem tentou disfarçar, olhou olhou olhou e eu ainda estava à espera que pertencesse àquela brigada do 'Ai menina o que lhe aconteceu?' (confesso que sou anti-brigadas desse tipo em que a mistura entre a curiosidade, o descaramento e o sentimento de pena me irrita em pleno)… quanto a mim? Dei lhe o meu melhor sorriso! Alguns rapazes olharam e automaticamente desviaram o olhar (esperavam uma Samantha Fox e saiu lhes uma Chucky temos pena) quanto a mulheres...olharam, esboçaram um leve sorriso e continuaram o caminho… há de tudo e para mim isto é uma aventura e de certo modo divirto me a ver a reação das pessoas mas não ando à procura de tal. Quem me vir um dia destes pela praia vai verificar que faço tudo como qualquer um de vós, aproveito o meu sol, vou ao mar fazer o chichizinho (escandaloso), volto para a toalha, tiro selfies, como donuts e batatas fritas e essas coisas todas comuns aos mortais que frequentam praias…


   Foi sem duvida uma sensação inexplicável, dois anos depois pus o pézinho no areal, senti o mar na pele e o salgado no paladar e digo-vos: é a nossa melhor cura! 





Comentários

  1. Uauaua fantástico!
    Que continues a desmistificar, a descomplicar... a inspirar.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela sua coragem e força para lutar contra o preconceito e a ignorância...

    ResponderEliminar
  3. Não tenho palavras para descrever o orgulho que tenho na tua coragem e humor! És o melhor exemplo, que nunca deixes que te tirem esse sorriso e essa vontade de viver, por mais que olhem, que tenham pena ou que tenham até medo de olhar. És tu e és linda.

    Um grande beijinho*

    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei muda, muito mas mesmo muito obrigada por essas palavras e por todo esse carinho do fundo do meu coração <3 A sério… O B R I G A D A querida Sara !!

      Eliminar
  4. Parabéns pela tua força de vontade e abertura em partilhar a tua história ao mundo.
    És linda e desejo-te tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por ser um exemplo de luta e aceitação. Tive uma colostomia durante dois meses e foi muito complicado. Talvez se tivesse sido preparada para a situação, não me tivesse afetado tanto psicologicamente, mas como foi feita de urgência e tinha um recém nascido, tornou-se mais difícil. Muitas felicidades com a "barriga renovada" ��

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá Andreia! Também tenho DII, mas sinto-me uma privilegiada por ter uma forma mais ligeira da doença... até ver! Mas posso contar-te que foram décadas de dores e outros sintomas diários sem um diagnóstico. Na verdade, eu acabei por me diagnosticar a mim mesma; e posteriormente um médico fantástico em Coimbra levou-me a sério, e confirmou as minhas suspeitas. O início do tratamento significou finalmente o controle dos sintomas, e principalmente das dores diárias. Mas continuo a sentir uma fadiga, que pode complicar as doenças inflamatórias, e que por vezes me frustra. Sinto que esta fadiga me limita, me impede de expressar todo o meu potencial, de fazer tudo o que queria fazer. Acho muito importante que comecemos a dar visibilidade a estas "doenças invisíveis", que afectam pessoas jovens, e que causam tantas dificuldades sem que ninguém se aperceba. Queremos ter uma vida normal. Mas também precisamos de alguma compreensão nos dias mais difíceis. Um abraço e muita força!!

    ResponderEliminar
  8. Mantêm sempre a tua essência... percebo a tua coragem... sem filtro... sem mentiras!

    ResponderEliminar
  9. já tive iliostomia provisoria convertida dois anos mais tarde em colostomia definitiva. Nem sempre tive dias fáceis , as placas rebentam qd menos se espera , a pele fica queimada e por vezes o liquido não pára de escorrer .... Tentei sempre lutar contra o preconceito e contra os que nada percebem disto e opinam às cegas. Nunca deixei de fazer o que fazia antes, com limitações , é certo mas fazendo sempre, teimosamente. Continuei com as caminhadas , o passeio com o cão, a hidroginástica e a praia, os banhos de mar e o sol . A minha barriga é um mar de cicatrizes qual máscara africana, mas continuei sempre a lutar sem desistir de viver cada dia , cada momento. E para o dizer aos outros. Tudo bom para ti também. Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário