As DII no CMTV - Espreitem

   Hoje de manhã - dia 21 de Maio de 2018 - as doenças inflamatórias intestinais (DII) estiveram novamente no ar através do programa do CMTV com Nuno Eiró e a Maia. Quem esteve presente nesta entrevista foi o Gastroenterologista Luís Correia do Hospital de Santa Maria, Presidente também de um grupo de estudo de Doenças Inflamatórias do Intestino e a Madrinha da APDI - Marina Caldas também ela portadora de Colite Ulcerosa.
Falaram do passado dia 19 de Maio - o nosso mês roxo explicando ainda o contexto deste dia bem como o que é isto das Doenças Inflamatórias do Intestino onde a Marina falou do seu percurso como portadora de uma Colite Ulcerosa. 


   Falando em alimentação e no que esta influencia ou agrava a doença e os sintomas e Dr.Luís Correia disse uma frase muitíssimo acertiva "quando dizem 'vou controlar a doença com a alimentação' é ilusório" quis transmitir com isto que a alimentação apesar de ser um fator importante (como para todos os mortais) não é a causa porque se fosse teríamos a vida facilitada e haveria assim um caminho maravilhoso para a cura e que quando nos preocupamos demais com ela (alimentação) é quando ela já não fará assim tanta diferença no 'tratamento' da doença.


Referiu ainda o leite e os lacticínios no geral onde disse que "(...) a perda de intolerância ao leite é fisiológica(...) é normal, e tanto quem tem doença inflamatória como quem não tem pode a qualquer momento ficar intolerante (...) no caso de haver inflamação do intestino sim o leite pode não ser tão bem digerido(...)"


Quanto ao consumo de açúcar bem como bebidas gaseificadas:
"O problema é o Crohn não é o açúcar", claramente que tudo isto é muito relativo. Mas o açúcar e o gás faz bem a alguém? Como bem disse 'O ser humano não foi criado para ingerir açúcar'. Obviamente que a pessoas em que o intestino não funciona na perfeição e onde existem inflamações recorrentes que fará mal. NATURALMENTE! 


    Quanto a Marina Caldas e onde lhe foi questionado como era a vida de uma pessoa com esta doença afirmou que fazia uma vida perfeitamente normal como qualquer pessoa e nomeadamente como qualquer um dos apresentadores presentes e afirmou ainda que ao pequeno almoço ingere alimentos integrais - ora bem, não podemos levar isto como uma regra, sabemos perfeitamente que há portadores que não podem sequer sonhar em tocar em algo que seja integral e dizer que faz uma vida perfeitamente normal a meu ver é uma afirmação ilusória, se estiver em remissão até consigo perceber mas ainda assim acho que nunca é perfeitamente normal e igual aos outros. É apenas a minha opinião e vale o que vale.


Espreitem toda a entrevista aqui!

Comentários

  1. Tenho mesmo que ver a entrevista completa :) obrigada pela partilha! Há uns anos o Mais-que-Tudo teve uns problemas intestinais que ainda hoje não sabemos ao certo o que foi... a não ser a suspeita de uma intolerância que surgiu em adulto?

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar

Enviar um comentário