A todos os 'patrões'...

  
Este post é muito especial, é direcionado e feito com todo o carinho para todos os meus ex-patrões, patrões atuais e futuros...enfim todos os que têm um cargo de tomada de decisões. 
   Quero agradecer a cada um de vocês que me deu um chuto no rabo após terem conhecimento da minha doença, que me viram aflita com crises e nunca me deram sequer um rolo de papel higiénico que fosse, que nunca se designaram a fazer uma chamada telefónica enquanto estava hospitalizada a perguntar como estava. Esperem estou a ser injusta, ligavam sim... mas a questionar "Quando vens trabalhar? Já sabes quando voltas?", ficava fula da vida mas encarava como 'ena pá devo ser mesmo boa colaboradora, até já sentem a minha falta' - o que não deixava de ser verdade.
Nunca ouvi da vossa parte "Precisas de alguma coisa?", e falo para todos - gerentes, subgerentes, patrões e as empresas em si. 

   Sim, sempre entendi a parte em que têm de ter colaboradores seguros, assíduos, pontuais, que nunca fiquem doentes e que nunca percam os transportes. Percebo isso tudo sem pestanejar. Mas todos nós, portadores de algum tipo de doença temos o DIREITO ao trabalho, também nós temos as nossas despesas para cobrir, filhos para vestir e dar de comer, também nós temos uma vida, uma vida que apenas não é tão boa como a vossa! E sabem? Acontece aos melhores e todos nós temos telhados de vidro.

  Trabalho desde os 16 anos...já lá vão 8 anos de trabalho, nunca me faltou felizmente e em cada um deles eu entregava tudo o que tinha, desde o suor às lágrimas, e se hoje estão a ler isto, é porque me desgastei ao máximo quando me devia ter poupado, tanto fisicamente como psicologicamente...para o vosso bolso. Hoje ninguém me paga a saúde que não tenho.
Vivia os meus trabalhos, vivia não por eles mas para eles, eu era realmente feliz em cada um deles, era o meu desgaste mas também era o meu escape. Vocês sabem lá...

   Aqui a Andreia quando estava 'normal' era a máquina que  vocês tanto elogiavam e que vos fazia mais vendas que todos os outros, era aquela que atingia mais objetivos enquanto os outros diziam 'para quê? não ganho nada com isso', era ainda aquela que despachava mais rapidamente a fila de clientes e que já tinha os pedidos prontos ainda sem eles chegarem ao vosso ouvido. A Andreia transpirava enquanto esfregava o chão todos os dias para que no dia seguinte os colegas tivessem o local mais limpo para trabalhar, enquanto os outros apenas o lavavam rapidamente porque queriam ir para casa. A Andreia fazia horas e mais horas sem receber um centavo, ia trabalhar nas folgas quando os colegas faltavam, entrava mais cedo quando via os colegas no lodo,  ficava até mais tarde para ajudar os outros, a Andreia mesmo de rastos ia trabalhar, ia trabalhar com febre, com diarreias e com mãos inchadas. 
   Nos dias em que não estava assim tão bem, mas que ainda assim ia trabalhar, faziam questão de espezinhar porque naquele dia queriam a 'máquina' e a Andreia estava apenas em piloto automático. 

   Tenho consciência de que sempre fui uma excelente colaboradora e que se ainda hoje me colocassem atrás do vosso balcão...que daria um baile a muitos dos vossos, não é modéstia, é ter a consciência de quem sou, das minhas capacidades, esforço e dedicação. Vocês próprios o disseram um dia...e eu não esqueço "És um elemento fundamental na equipa, fazes toda a diferença neste balcão, mas a empresa precisa de colabores estáveis".... como bem sei...o que não falta são pessoas para trabalhar. A diferença é: trabalhar por gosto à empresa ou trabalhar apenas esperando o ordenado na conta? Já pensaram nisso? Isso faz toda a diferença na postura de alguém. 

   Experimentem colocar alguém que ama o seu posto (ainda que seja doente) e alguém que o faz apenas pelo ordenado...e vejam quem rende mais, quem cativa mais, quem fideliza mais clientes e tirem as vossas conclusões. 

   Obrigado por desistirem de mim quando eu nunca desisti de vocês, porque colaboradores há muitos e melhores verdade? Digo vos que patrões melhores também!
Mas quantos colaboradores choram e imploram para ficar na vossa empresa porque realmente vos veem como um futuro e uma família? Isso não vos diz nada, deixem lá, oportunidades melhores surgiram depois também para mim. 

Somos apenas máquinas de fazer dinheiro para os vossos bolsos, mas permitam me dizer que sem estas máquinas vocês não fazem um único cêntimo. 

   Deus dá nozes a quem não tem dentes...e vocês nem placa têm. Têm grandes negócios com lucros enormes mas nem têm a audácia de formar uma equipa.
Preservem os vossos colaboradores, tenham eles os 'defeitos' que tiverem, lutem por aqueles que querem mesmo estar com vocês,
ajustem postos às necessidades, promovam a igualdade e a integração, cativem, estimulem e incentivem. MOTIVEM! Trabalhadores motivados trabalham com mais gosto, dedicação e prazer. E é isso que dá frutos - na vossa linguagem...dá €€€€€

   De nada adianta terem colaboradores novos todos os dias, todas as semanas, nada disso mostra estabilidade e muito menos transmite confiança aos clientes. A empresa pode ser o maior dos sucessos, mas se estiverem diariamente caras novas ao balcão é porque algo de muito mau acontece naquela empresa. E é triste vocês enriquecerem com a exploração de outros, fugindo a deveres. 
As pessoas não são objetos, muitas delas estão na vossa empresa apenas por necessidade, odeiam lá estar, mas precisam e assim que tiverem uma oportunidade irão embora. E lá vem outro... 

   Criem uma família, vocês dão ordenados, mas os colaboradores dão vos muito mais...que dinheiro nenhum compra. Sejam patrões de verdade! 

Vocês não tem colaboradores mas sim funcionários!

   E obrigada a cada um de vós que discriminou, que disse de caras 'não te posso ter aqui com essa doença', e que me fizeram ter a certeza de uma coisa: em nunca ser uma pessoa como vocês! 
Não se esqueçam: as coisas acontecem a qualquer um e nem eu nem nenhum de nós escolhemos ter uma doença auto imune. E fiquem com a certeza de que: mesmo mal nós damos o que resta de nós, e não faltamos ao trabalho porque fomos sair na noite anterior e estamos a curar a ressaca, ou estava frio e a cama estava apetecível ou simplesmente porque não nos apetece.
Nós portadores de DII quando faltamos é porque simplesmente não temos forças sequer para dar dois passos que sejam por um simples motivo: passamos a noite inteira a correr para a casa de banho de 10 em 10 minutos! Acham treta? Tomem um laxante mas daqueles verdadeiros e passem pela experiência!

   É importante ainda agradecer a quem me ajudou, alguns chefes de turno, subgerentes e gerentes que fugiram à regra e que faziam de tudo para que fosse possível eu realizar as minhas tarefas, que compreendiam perfeitamente o problema e que me deram um apoio fundamental, que tentaram de tudo para que a renovação acontecesse mas que por ordens superiores não o conseguiram contrariar. Obrigado ainda a alguns colegas que tinham sempre uma palavra ou uma mãozinha a dar. Nem tudo foi negativo, existem sim pessoas humanas! E eu conheci poucas mas boas...e que hoje são o exemplo de grandes profissionais!



-->Obrigada à Padaria Portuguesa onde durante 1 ano fui imensamente feliz, naquela casa e com aquela família até não me renovarem o contrato por ser portadora de uma DII -  Agradeço de coração por me fazerem tão feliz enquanto lá estive, foi sem dúvida a melhor empresa para a qual trabalhei;  
-->Obrigada à BP por me dizer de caras 'Lamento, mas com uma Colite não pode trabalhar aqui';
-->Obrigada à PartyBite por adorarem o meu CV e por ser a pessoa ideal e indicada...até eu dizer que tinha a Colite!
--> Ao meu atual trabalho onde me encontro efetiva e onde adoro trabalhar mas que ao longo destes 7 meses nunca me fez qualquer telefonema para verificar se ainda estou viva ou se já me fui. Agora já sabem!

   Pensei 30.000 mil vezes se haveria ou não partilhar as empresas por muito motivos: 
1º - Poderem achar que é apenas frustração por ter sido rejeitada - talvez uma pitada;
2º - Porque me pode fechar outras portas;
3º - Porque pode tomar outras proporções; 

                        4º - Posso ir presa;


Mas querem que vos diga: não devemos deixar as coisas que achamos incorretas por dizer.

   É muito triste termos de esconder o que temos para que nos deixem trabalhar, mostrar o que valemos e só depois de lá estar dizermos que somos portadores de uma DII. Quando fiz isso...fiquei com o trabalho e mais tarde quando souberem disseram me "Como é que trabalhas desta forma tendo esse problema?" - EU NÃO SOU A MINHA DOENÇA!!!


   Hoje vejo que se as coisas não acontecessem desta forma que não estaria aqui a escrever para vocês. Portanto tenho mais a agradecer que a refilar. 
As coisas acontecem sempre por uma razão!

Fica uma pergunta ao jeito de Conceição Lino: E se fosse consigo? 



Comentários

  1. Tive uma pessoa na minha equipa com Crohn. A pedido dela foi retirada de um posto de atendimento ao público para tarefas de retaguarda. Faltava muito, mas sempre achámos que o que não faz hoje fará amanhã. É verdade que por vezes me aborrecia, ter uma pessoa com quem não podia contar, mas a "culpa" não era dela, se pudesse escolher por certo não teria a doença.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho Crohn !
    Tenho 26anos e descobri a doenca aos 21 quando fui trabalhar para França, precisei de ir às urgências e descobri que nem seguro de saude (obrigatório pela parte patronal) me tinham feito assim como os meus respeitosos descontos. Vim para Portugal... Trabalhei, fui operada, regressei ao trabalho é pimba...3 anos a trabalhar la, rua!
    Desempregada 1 ano, comecei a trabalhar em janeiro, mes de fevereiro internada... Vou precisar de ser operada após 3 anos da primeira cirurgia, já me ligaram a suspender o meu contrato de trabalho, quando regressei agora a casa sem poder comer para me preparar para a cirurgia apenas a beber suplementos, ofereci me para regressar as minhas tarefas mas sem muito esforço, aconselharam me a ficar em casa... :)

    Infelizmente não escolhemos ter a doença, não a podemos dar lhe um pontapé no rabo, mas os trabalhos podem nos fazer isso a nós.

    Ainda podem...

    Gostava que as coisas mudassem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário