Enfermeiras, enfermeiros e auxiliares...os anjos que ninguém vê!

   

Tenho tanto a dizer e tão poucas palavras...para o que fizeram comigo, é como uma gota no meio do oceano. Fizeram tanto e eu pouco fiz por vocês, já a Mariza dizia que há gente que fica na história na historia da gente, e vocês ficam em todo o lado, na minha historia, no meu pensamento, no meu coração e na minha vida. Já conheci muita gente, a maioria que no minuto a seguir peço 'devolvam me o tempo que eu gastei com ela' e vocês fizeram o contrário e hoje peço 'Devolvam me o tempo em que podia estar com elas'. Mas fora daí por favor. 
   É ter a consciência de que vocês nasceram para aquilo, que amar a profissão faz uma diferença brutal. Não é qualquer pessoa que consegue trocar uma lágrima por um sorriso, não é qualquer profissional que não tem medo de dar um abraço quando as normas não o aconselham/permitem, que tiram as luvas para dar uma festa na cara, que olham nos olhos, e que mimam sem ter nenhuma obrigação disso. 
   O dizer 'estamos todos aqui contigo, não estás sozinha' deu me tanta mas tanta força que acho que nenhum deles tem noção disso.
   A magia de 'acreditamos em ti, tu consegues' faz milagres e mesmo que eu não consiga, passo a conseguir. 
   O aconchego de 'não sei se sabes mas eu aprendo muito contigo' e o alivio de 'vá chora, chora tudo' , eu depois abusava disso e a seguir tinham de calçar as galochas para entrar no quarto.
Ou o simples 'vai correr tudo bem' 
   Aprendi tanta coisa com cada um, e agradecer é pouco. Desde me levarem torradas ao quarto, a trazerem me rebuçados para os dias de jejum e chocolates para os dias normais, bolos para eu enfardar à grande, luzes de natal, gomas especialmente com açúcar e cremes cheirosos, meias quentinhas e champôs. Outras vezes traziam-me rissóis de camarão, no natal as minhas filhoses e ainda palmieres cobertos. No final de lerem tudo isto não se lembrem que tenho uma ileostomia e que isto é só tudo o que não convém comer ok? Façam o que eu digo e não façam o que eu faço.
   Partilharem o jantar comigo por saberem que adoro pizza, e contarem comigo quando as encomendavam, quando chegavam para o turno e perguntavam 'o que é o jantar hoje?'... onde é que fazem isso? Só ali, só eles. 

Lavarem me o cabelo com direito a brushing, e usarem o meu cabelo para realizar sonhos de criança quando queriam ser cabeleireiras, experimentar aquelas tranças que nunca conseguiram fazer mas que viram no Pinterest...porque não? Até eu cortar o cabelo e elas ficarem mais desiludidas do que eu mesma. Trocarem-me a manteiga Becel *quem é que inventou aquela desgraça* por manteiga Mimosa, uma manteiga a sério.

As minhas conquistas eram as conquistas deles, ficavam a torcer por mim a cada ida ao bloco e quando chegava tinha um sorriso à minha espera 'já estavas a demorar'

Esperava sempre com algum anseio a chegada deles, porque havia sorrisos quase a chegar, algumas cantorias que eu adorava, caretas e línguas de fora. E depois havia ainda quem só fizesses as ditas 'figuras' porque segundo o/a próprio/a  *como se não soubessem quem é* 'eu só posso fazer isto contigo...' e era mais um momento de gargalhada...o melhor do mundo: gargalhar! 

É ver que ficam felizes por me ver andar no corredor, por me verem a ir tomar banho pelo meu pé. Não tenho noção de como é que eles já me viram, mas segundo eles: não foi nada bonito e viram a coisa meio torta *como eu*, por isso acredito que para eles seja também uma alegria ver a minha recuperação. 

Gostei de sair do hospital e passado umas horas receber mensagens deles a perguntarem por mim.
Pedi a cada um que não me esquecesse porque vou ser sempre a Andreia deles.

E eles serão sempre os meus enfermeiros, minha auxiliares, minhas fisioterapeutas da melhor Cirurgia.... a II. 

P.s: Já fizeram alguém sorrir hoje?

Comentários

  1. O meu filho é enfermeiro, que bom seria, que alguém o lembrasse, assim....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente já mudou a vida de muita gente e fez alguém muito feliz :)

      Eliminar
  2. Patrícia Rodríguez González23 de janeiro de 2018 às 00:29

    São estas vivências e sentimentos que dão sentido a tudo aquilo que fazemos. É dar-mos tudo o que temos de melhor aos nossos doentes, é uma entrega em corpo e alma. Obrigada pelas tuas palavras e pelo teu reconhecimento, minha querida Andreia. E já agora, mesmo agora que ninguém nos vê nem ouve... Estou a tua espera pra partilharmos o prazer que nos dá comer uma Pizza!!! ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por cada dia que passaram a meu lado. Quanto a essa salada de que fala é logo quando eu sair daqui <3 <3

      Eliminar
  3. As vezes que me chamas guerreira,. e deparo-me com um blogue teu sobre parte da tua sobrevivência , acredito que ainda tenhas muito para escrever , é um mistos de emoções ler estes textos , conseguis-te torna-los leves e bonitos de se ler o que foi tão feio de viveres , com isto tenho-te para dizer que GUERREIRA foste tu em silêncio , quando todos os dias tinhas um desafio ao sair de casa , e agora dou por mim a pensar o quanto um sorriso de aparelho na tua cara conseguiu disfarçar essas guerras diárias!! Gosto muito de ti ! <3 <3

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas tuas palavras que li com lágrimas nos olhos... Continua guerreira e conta sempre connosco, se possível bem longe de uma cama de hospital e com um lindo sol por cima. Estamos todos a torcer por ti. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não poderia ficar indiferente, de modo algum, a este blog, a este post (por também eu ser enfermeira) e, sobretudo, à experiência de vida crua e dura que aqui partilhas. É realmente um testemunho fantástico aquele que tu dás e, apesar de tudo o que aconteceu e que tenho a certeza que ainda acontece contigo, tenhas tido a capacidade e coragem de dar a volta por cima :)
    Quanto à equipa maravilhosa que aqui descreves, independentemente de quem sejam, sinto a necessidade de lhes agradecer por conseguirem dar o seu melhor todos os dias, por ainda haver profissionais e seres humanos fantásticos com que tenho muito orgulho de partilhar a bonita profissão de enfermagem. Eles deram-te muito, mas tenho a certeza que tu lhes deste muito mais!

    Um beijinho.

    By Cláudia*

    Sorrir e Sonhar por Mais Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário